LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Senado aprova MP que altera tributação de empresas em negócios com exterior

Notícias

Senado aprova MP que altera tributação de empresas em negócios com exterior

11/05/2023 / Publicações / POSTADO POR Portal Valor

O Senado aprovou nessa quarta (10) a Medida Provisória 1152, que altera regras para fixação de preços usados em transações entre empresas relacionadas no Brasil e no exterior. A proposta visa adequar as normas nacionais às praticadas pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), alinhando o sistema de preços de transferência do Brasil com o globalmente adotado.

O texto havia recebido alterações durante a tramitação na Câmara dos Deputados, e o Senado chancelou a MP nos termos votados pela Casa vizinha. A matéria segue para sanção presidencial.

As regras de preços de transferência procuram garantir que os lucros de transações comerciais e financeiras entre membros de um grupo multinacional sejam alocados de maneira a refletir o valor da contribuição de cada uma das partes envolvidas.

“Apoiamos a iniciativa de estabelecimento de um novo marco legal brasileiro sobre preços de transferência, mais alinhado às diretrizes internacionais. O atual descompasso entre a legislação pátria e o padrão internacional dificulta a integração do País às cadeias internacionais de produção e circulação de bens e serviços”, apontou o relator da MP no Senado, Jayme Campos (União-MT).

As novas regras terão vigência a partir de 1º de janeiro de 2024, mas o contribuinte interessado poderá optar por aplicá-las a partir deste ano – um “lapso” corrigido pela Câmara, lembrou o relator.

“Isso impossibilitava aos contribuintes a opção pela adoção do novo regramento sobre preços de transferência ainda em 2023, pela ausência de um dispositivo legal vigente que a fundamentasse”. 

*O texto reflete a opinião dos(as) autores(as) e não representa o LexUniversal

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias