LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Entenda as diferenças entre as PECs da reforma tributária, tema prioritário para Lula

Notícias

Entenda as diferenças entre as PECs da reforma tributária, tema prioritário para Lula

27/01/2023 / Publicações / POSTADO POR Jota Pro

A reforma tributária foi anunciada como uma prioridade do governo Lula para o Congresso no primeiro semestre deste ano. Para facilitar a compreensão sobre os projetos em debate, o JOTA preparou uma análise comparativa entre as PECs 45 e 110, as duas principais propostas de alteração constitucional da tributação sobre o consumo. O principal ponto em comum é a unificação de tributos nos três níveis federativos, com a criação de um imposto seletivo com função extrafiscal. O número de tributos reunidos, a possibilidade de concessão de alíquotas diferenciadas a setores específicos e o período de transição entre o sistema atual e o novo modelo, porém, são distintos entre as propostas.

MPs tributárias são destaques na pauta tributária do Legislativo

O pacote de medidas provisórias apresentado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad no início de janeiro e a MP dos preços de transferência serão destaques na pauta do Congresso Nacional de 2023. Entre as mudanças apresentadas por Haddad estão o retorno do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), a volta do Coaf ao Ministério da Fazenda, a exclusão do ICMS da base de cálculo dos créditos de PIS e Cofins e a desoneração dos combustíveis.

Já em relação aos preços de transferência, a MP 1152/22 aproxima a metodologia brasileira à praticada pelos países da OCDE.

Além disso, enquanto parte da reforma tributária será encaminhada via PEC, alterando tributos que incidem sobre o consumo, projetos de lei em tramitação no Congresso propõem modificações em outros pontos do sistema tributário, como a tributação da renda.

O JOTA preparou um material com o detalhamento da tramitação e as perspectivas de avanço dos temas tributários mais relevantes que deverão ser objeto de atenção este ano no Congresso.

Confira o material aqui

Congresso retoma atividades na próxima semana

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam, na próxima quarta-feira (1/2), a posse dos parlamentares eleitos e a eleição para a presidência das duas Casas. Também será definida a composição das Mesas Diretoras, processo que dará início à escolha das presidências das comissões permanentes, como a Comissão de Finanças e Tributação, na Câmara, e a Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado.

Enquanto o deputado Arthur Lira (PP-AL) espera uma reeleição tranquila, no Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) enfrenta mais dificuldades para conquistar novamente o comando da Casa face à candidatura de Rogério Marinho (PL-RN).

PL de obrigações acessórias deve ser analisado no Senado em 2023

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 178/2021, que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, deve ficar na agenda do Senado Federal de 2023. O autor do texto, deputado federal Efraim Filho (União Brasil), afirmou ao JOTA que já está articulando para que a proposta seja analisada pela casa legislativa.

Caso aprovada pelo plenário do Senado sem alterações do texto que foi aprovado no final do ano passado pela Câmara dos Deputados, o PL será encaminhado à sanção. O texto tem a finalidade de simplificar a legislação das obrigações acessórias. Entre as disposições, está a facilitação dos meios de pagamento de tributos e a unificação de cadastros fiscais.

As obrigações acessórias são aquelas que auxiliam a obrigação principal, que é o recolhimento dos tributos, coletando dados e informações sobre as operações realizadas. São consideradas como obrigações acessórias, por exemplo, o preenchimento e cadastramento dos contribuintes em sistemas. 

*O texto reflete a opinião dos autores e não representa o LexUniversal.

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias