LEX UNIVERSAL LOGO

Novidades Jurídicas

Movida pede que Cade reprove fusão entre Localiza-Unidas

Notícias

Movida pede que Cade reprove fusão entre Localiza-Unidas

09/03/2021 / Publicações / POSTADO POR Jota
A Movida pediu que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reprove a compra da Unidas pela Localiza. Em petição, a empresa, que concorre diretamente com as duas envolvidas na operação, entende que não há razão de aprovar o ato de concentração. Uma possível aprovação não traria eficiência aos consumidores em um mercado que, de acordo com a Movida, está funcionando bem. “Atualmente, a rivalidade vem funcionando bem, há competição pressionando o líder de mercado e a consolidação já vem ocorrendo organicamente, na sequência de operações notificadas ao CADE. Isso tudo sem eficiências específicas e, principalmente, sem nenhum incentivo para que elas sejam repassadas aos consumidores”, assinala a empresa em sua petição. De acordo com a Movida, trata-se de um setor em que a competitividade depende largamente de escala “e a Operação dará a um único player uma escala incomparável, fazendo com quem ninguém consiga com ele rivalizar de maneira duradoura”. Ainda segundo a empresa, “tudo isso sem que essa eficiência de compra a preços menores seja usufruída pelo mercado como um todo, tendo em vista que a empresa resultante da Operação não tem incentivo para repassar essa eficiência ao consumidor, dada a ausência de rivais de porte comparável, e as montadoras ainda tendem a compensar a perda de receita com aumento de preços para outros segmentos de clientes”. “Ou seja, ainda que eficiências pudessem justificar um risco concorrencial da magnitude do representado por essa Operação, elas teriam que ser verificáveis e repassáveis ao consumidor, o que no se verifica no caso concreto”, assinala a empresa. Atualmente, o ato de concentração envolvendo Localiza e Unidas está sob análise da unidade técnica do Cade, que dará um parecer pela aprovação ou rejeição da operação. Posteriormente, caberá ao Tribunal do órgão dar o veredito final.

COMPARTILHE ESSA PUBLICAÇÃO

Azevedo Sette Advogados

Fundado em 1967, o Azevedo Sette Advogados tem uma equipe líder no mercado, formada por mais de 500 profissionais, entre sócios, advogados e staff, provenientes das principais instituições de ensino do Brasil e exterior e fluências em diversos idiomas, que atuam de forma integrada nos seis escritórios Azevedo Sette nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Nós contamos ainda, com o apoio de uma ampla rede de correspondentes e de parceiros na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Ao longo de cinco décadas, consolidamos uma experiência única no atendimento a empresas nacionais e multinacionais, instituições financeiras, investidores e fundos de investimento. Contamos com cerca de 1.400 clientes ativos mensais, atuantes em mais de 50 diferentes segmentos representativos, da indústria ao setor de serviços e comércio, passando pelo poder público, investidores privados e seus financiadores.

Azevedo Sette Advogados e equipe são constantemente citados como líderes no Brasil em diversas áreas do Direito, com destaque para Fusões e Aquisições, Contratos, Projetos e Infraestrutura, Contencioso Cível e Arbitragem, Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT), Ambiental, Consumidor, Mineração, Trabalhista e Previdenciário, Tributário, Seguros, Imobiliário, Comércio Internacional, entre outras áreas, com repetidas citações referentes à qualidade e excelência de seus serviços e profissionais. Eleito o 3º escritório mais lembrado entre as 100 maiores empresas em faturamento da América Latina em 2019 e 2020 (Who's Who respresents, LACCA).

ASSUNTOS RELACIONADOS

PublicaçõesNotícias